Duas amigas tiveram suas contas de WhatsApp roubadas e depois o aplicativo foi usado para enviar mensagens a amigos pedindo dinheiro. As duas registraram boletins de ocorrência, entre quinta e sexta-feira em Santa Maria, e o caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
De acordo com os registros, uma das jovens recebeu uma mensagem enviada, supostamente, por um de seus amigos. Na mensagem, ele dizia estar fazendo uma compra online mas não conseguia finalizar a operação. Ele pediu que a amiga fornecesse seu número de telefone e, na sequência, ela receberia uma mensagem para clicar em um link e fazer a confirmação. Ao clicar no link, a jovem teve sua conta roubada. O aplicativo foi deletado de seu celular e começou a ser usado em outro aparelho. Foi então que a conta dela foi usada para enviar mensagens a seus contatos pedindo dinheiro.
O mesmo aconteceu com uma amiga dela, que também recebeu mensagem supostamente enviada pela jovem relatando dificuldade em finalizar uma compra online. Ela passou pela mesma situação da amiga e não conseguiu mais acessar o aplicativo WhatsApp. A conta dela também foi usada para enviar mensagens aos contatos.
Nas mensagens, a pessoa dizia que estava recebendo doações, por meio de transferência bancária, para ajudar uma outra pessoa que passava por necessidades. Conforme a estudante, nenhum dos amigos chegou a efetuar a transferência, porque desconfiaram da situação.
FIQUE SEGURO
De acordo com o site CanalTech, esse golpe começou a ser aplicado a partir de dados de internautas que usaram aplicativos de vendas. Os criminosos conseguem roubar a conta de WhatsApp da vítima sem ela clicar em um link, após a vítima digitar um suposto código de verificação recebido por SMS. Com o código, é possível ativar a conta em outro aparelho de celular e se comunicar com os contatos da pessoa. Tudo isso acontece em questão de minutos. Por isso é preciso ficar atento e não clicar em links desconhecidos e nem usar códigos recebidos em mensagens que não tenham sido solicitadas pelo próprio usuário.